Cantando em coro


         Eu sempre gostei muito de cantar, desde muito pequeno. Um dos maiores motivos para eu gostar cada vez mais dessa área, foram os Trovadores Mirins, a versão juvenil dos Trovadores Urbanos. 



                   

Regidos pela excelente professora/maestrina Lucila Novaes, a proposta deles é de que crianças interpretem músicas dos anos 30 (como as composições de Adoniran Barbosa, que eu tive o privilégio de ter conhecido durante as aulas dos trovadores), inclusive a roupa utilizada nas apresentações remete a aquele tempo, até canções mais atuais. Graças ao coral e às serenatas, eu pude descobrir que era realmente aquilo que eu gostava. 



 Minha primeira serenata foi para o meu pai, como presente de dia dos pais. Apesar de eu ser muito novo naquela época (5 anos), eu lembro que ele ficou muito emocionado, assim como meus pais e amigos que estavam em casa. Desde então, eu fiz consecutivas apresentações desse tipo em: casas, apartamentos, eventos, casas de shows e locais públicos. A partir dai surgiram varias matérias sobre o Trovador Mirim que eu havia me tornado!
                             
   https://www.youtube.com/watch?v=YIMmg2zLeAo

No Natal de 2010, eu cantei e distribui presentes com os Trovadores pela primeira vez na AACD (convite feito pela querida família Ventura), com o intuito de alegrar as crianças que estavam lá, fazendo com que assim, o espírito natalino fosse o melhor possível. Foi muito emocionante ver a reação de crianças que, mesmo com várias necessidades especiais, nunca deixaram de sorrir
  
                   https://www.youtube.com/watch?v=9IukBjPBHzY

                                https://www.youtube.com/watch?v=CwZA4KLlirg

            
Nos natais seguintes (até 2015), eu pude continuar cantando (junto aos Mirins) para essas pessoas (cantei inclusive no Hospital São Camilo) e eu percebi que conforme os anos se passavam, a emoção por parte delas só aumentava e os sorrisos ficaram cada vez mais largos J.


A família Ventura também chamava os Trovadores Mirins para cantarem na sua conhecida loja de óculos (Ótica Ventura) aos finais de ano, em um evento de caridade. Foram dias inesquecíveis, com uma energia muito positiva e presenças especiais, como a de Adriane Galisteu.



  

Cantamos também para Zica Bérgami (em memória), autora de uma das mais belas canções brasileiras: Lampião de Gás. Ela ficou muito feliz com a nossa interpretação de sua principal música e inclusive chorou com a surpresa feita por sua filha. Ela era um ícone e hoje o céu deve estar bem mais iluminado com sua presença.

           https://www.youtube.com/watch?v=Mmt23xKYcps




Em 2013, os Trovadores Mirins gravaram seu primeiro CD: Paulistinhas, com a produção musical de Pichu Borelli, que eu considero, além de um magnífico músico e produto musical, um ser humano de um coração muito bom. Foi meu primeiro registro vocal em um CD, ao mesmo tempo que era uma novidade diferente em minha carreira, eu sentia uma sensação de realização, sobretudo porque eu estava gravando com a Lucila e amigos/colegas meus.
                      https://www.youtube.com/watch?v=dDRPXCm6A4g



Além disso, junto aos “Canarinhos” (grupo de adolescentes dos Trovadores), eu participei de cerimônias religiosas (batizados, primeiras comunhões e crismas) na Igreja Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Nessa igreja eu tive o prazer de conhecer o simpático Padre Juarez, que reza as mais animadas celebrações da cidade.
                   https://www.youtube.com/watch?v=6-A6KwQpVTw

                https://www.youtube.com/watch?v=yziSGKdDY9Q

Dois grande eventos que o coral participou, foram as comemorações dos 75 e 80 anos de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, uma das mais famosas histórias em quadrinho/gibis da América Latina. Foi um prazer conhecer Maurício e poder fazer uma serenata para ele, pois além dele ser um gênio da literatura, ele é uma pessoa muito carismática.






Em outras oportunidades, eu pude ter o prazer de cantar em grandes lugares, como no Auditório do Ibirapuera (participação dos Mirins na música Trenzinho Caipira da gravação do DVD dos Trovadores Urbanos 25 anos, composto por Maída Novaes, Valéria Caram, Juca Novaes e Eduardo Santhana), no Memorial da América Latina, Itaú Cultural, Theatro Sçao Pedro e em diversos programas de TV.

         https://www.youtube.com/watch?v=TKm7tHhcGvM


Recentemente, eu tenho ido junto com a Lucila Novaes a projetos sociais de inclusão à música, como foi o caso do Instituto dos Trovadores na Cidade Ademar e em Cajamar. Eu conto minha história aos jovens, que assim como eu, pretendem seguir na carreira artística; canto com eles; assisto suas apresentações e tento ajudar ao máximo como eu posso, dando dicas e tentando entender suas dificuldades.
Essas foram as minhas histórias relacionadas aos Trovadores Mirins. Sobre o que serão as próximas? (deixem nos comentários)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog